SOBRE O ERESS

            O Movimento Estudantil de Serviço Social (MESS) é historicamente reconhecido por sua organização, politização e pelo seu caráter combativo. O reflexo dessa realidade e o motivo da mesma são os fóruns de debates existentes no movimento, como os encontros realizados anualmente, com discussões políticas e profissionais que ao longo de sua história vêem sendo realizados com estudantes, profissionais e a sociedade, contemplados através de mesas de debate ou em oficinas e/ou painéis.


            Diante disso, temos como um desses espaços políticos o Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social – ERESS. O ERESS é o encontro máximo de deliberação realizado pelas sete regiões na qual a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social – ENESSO, encontra-se dividida atualmente, que tem por objetivo reunir, anualmente, as (os) estudantes das regiões em torno de temas referentes à conjuntura, universidade, movimento estudantil, formação profissional, cultura e combate as opressões, além de outras questões específicas de cada região previamente definidas pelo Conselho Regional de Entidades Estudantis de Serviço Social – CORESS, com o propósito de aprofundar a discussão das prioridades da Coordenação Regional da ENESSO.


            Devido a deliberação no XXVII ERESS, tal encontro se realizará neste ano de 2012 na Universidade Federal do Amazonas, nas datas estipuladas pela Comissão Organizadora. A Comissão é composta por estudantes da graduação, pós-graduação, mestrado, Representação Discente da ABEPSS Região Norte e demais escolas de Serviço Social da Região 1. Tal Região é composta pelos seguintes estados: Amazonas, Acre, Pará, Rondonia, Roraima, Amapá, Maranhão, Piauí e Tocantins. 

          Objetivos
  • Propiciar o debate entre os estudantes da região V para aprofundamento teórico, metodológico e ético-político da profissão.
  • Construir coletivamente estratégias políticas com base na educação popular de modo a enfrentar as diferentes formas da questão social .
  • Debater a inserção dos Assistentes Sociais nos diferentes campos de atuação profissional bem como os seus desafios.
  • Incentivar os estudantes a participarem do Movimento Estudantil de Serviço Social e dos demais movimentos.